Portarias de nomeação foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU) de 11/12, com 677 nomeações do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 1) para diferentes cargos. Além disso, houve nomeação de cinco Administradores para o Ministério de Minas e Energia (MME) em concurso específico do órgão.
O anúncio é do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), em âmbito nacional, com locais de exercício informados nas portarias.
Nomeação no DOU: portarias e quantitativo de aprovados
O MGI publicou as Portarias de Pessoal DGP/SSC/MGI nº 12.949 e nº 12.952, que nomeiam 677 pessoas aprovadas no CPNU 1. Dessa forma, as pessoas nomeadas passam a integrar a Administração Pública Federal, conforme os atos publicados.
Além disso, foi publicada a Portaria nº 12.899, que nomeia cinco novos Administradores para exercício no MME, por concurso específico do ministério.
Cargos contemplados nas nomeações do CPNU 1
As nomeações incluem os seguintes cargos, conforme informado pelo MGI:
-
Analista Técnico Administrativo (ATA)
-
Administrador
-
Arquiteto
-
Arquivista
-
Bibliotecário
-
Contador
-
Economista
-
Engenheiro
-
Estatístico
-
Médico
-
Psicólogo
-
Técnico em Assuntos Educacionais
-
Técnico em Comunicação Social
Ministérios de exercício e lotação: como funciona a transversalização
Além do próprio MGI, as pessoas aprovadas no CPNU 1 também terão exercício no Ministério da Cultura, Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Ministério do Planejamento e Orçamento e Ministério dos Povos Indígenas. Por isso, as portarias apresentam o local de exercício de todas as pessoas nomeadas.
No entanto, o MGI explica que, com a transversalização de alguns cargos da Administração Pública (como ATA e Administrador), os aprovados podem ser lotados no MGI e, ao mesmo tempo, ter o exercício de atuação em outro ministério. Dessa forma, cabe ao MGI realizar a nomeação e indicar os locais de exercício, conforme descrito nas portarias.
Posse digital: como enviar documentos pelo SOUGOV.BR
A partir de agora, as pessoas nomeadas devem encaminhar a documentação obrigatória para a posse, que já está disponível no Portal do Servidor, ao MGI. Para isso, será necessário utilizar a plataforma digital SOUGOV.BR e seguir as orientações do Manual do Ingressante.
Além disso, os candidatos nomeados devem entregar os exames solicitados nas portarias.
Contato para dúvidas
Em caso de dúvidas, o MGI orienta contato com a equipe pelo e-mail: cape.dgp@gestao.gov.br.