Empreendedores culturais do Leste Fluminense terão uma nova oportunidade de formação gratuita para transformar ideias em projetos sustentáveis e de impacto social. No próximo dia 24 de outubro, das 17h às 21h, o projeto “Caminhos Criativos” realiza uma oficina de planejamento e gestão de projetos culturais no Espaço Cultural Ana Maria Gac (Teatro Municipal), em Tanguá.
Voltado a produtores e artistas de São Gonçalo, Niterói, Itaboraí, Tanguá e cidades vizinhas, o encontro é uma realização da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Secec-RJ) em parceria com o Instituto Futuros. As vagas são limitadas e as inscrições gratuitas podem ser feitas online, por meio de formulário disponibilizado pela organização.
Formação e oportunidades na economia criativa
Com quatro horas de duração, a oficina vai capacitar os participantes em temas essenciais como estruturação de projetos, planejamento, orçamento, fontes de financiamento, gestão e prestação de contas. A atividade é voltada para empreendedores das áreas de artes cênicas, música, moda, design e audiovisual, entre outras.
Ao final do encontro, os participantes receberão certificado de conclusão. Segundo a subsecretária Claudia Viana, o projeto reforça o compromisso do governo estadual com o fortalecimento da economia criativa.
“Estamos felizes e empolgados com essa parceria com o Instituto Futuros, reconhecendo sua história, e esperamos poder desenvolver ações em todos os territórios fluminenses, impactando cada município e promovendo a autonomia dos fazedores de cultura”, destacou.
Edital de aceleração com investimento de R$ 2,9 milhões
Além das oficinas presenciais, o projeto Caminhos Criativos também está com inscrições abertas para um edital que vai selecionar 30 iniciativas culturais do estado do Rio para um ciclo de aceleração de cinco meses, entre janeiro e junho de 2026.
O investimento total é de R$ 2,9 milhões, com mentorias individualizadas (720 horas), workshops, palestras e rodas de conversa. As inscrições estão abertas até 7 de novembro no site editais.institutofuturos.org.br.
De acordo com Carla Uller, gerente executiva do Instituto Futuros, o programa busca fortalecer o ecossistema cultural fluminense:
“Desde 2017, mais de 1.300 empreendedores foram impactados pelos programas do Instituto, sendo 153 deles em 10 ciclos de aceleração realizados nos últimos nove anos. Agora, junto à Secec-RJ, damos mais um passo nessa trajetória de incentivo à autonomia e à consolidação de projetos culturais”, explicou.
Rede de impacto em todo o estado
Entre outubro e novembro, outras nove cidades do estado também recebem as oficinas de capacitação do programa, que tem como foco impulsionar a cadeia produtiva da cultura e da economia criativa fluminense.
O Caminhos Criativos é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, com realização do Instituto Futuros, Ministério da Cultura, Governo Federal e Escola Estadual de Cultura, por meio da Política Nacional Aldir Blanc.
Serviço
Caminhos Criativos – Oficina de Planejamento e Gestão de Projetos Culturais
📍 Local: Espaço Cultural Ana Maria Gac (Teatro Municipal) – Rua Vereador Manoel de Macedo, 1040 – Centro – Tanguá
📅 Data: 24 de outubro de 2025
🕓 Horário: 17h às 21h
💻 Inscrições: gratuitas e com vagas limitadas
🎟️ Entrada franca