Resultado da primeira etapa do “Enem dos Concursos” habilita 42.499 candidatos para a fase discursiva, que será aplicada em 7 de dezembro em todo o país.
O Concurso Nacional Unificado (CNU 2025), chamado de “Enem dos Concursos”, classificou 42.499 candidatos para a prova discursiva, segunda etapa do processo seletivo para vagas no governo federal. A relação de aprovados na primeira fase já pode ser consultada no site da FGV, banca organizadora do certame.
Mais de 42 mil aprovados seguem na disputa
De acordo com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e a FGV, 42.499 candidatos que fizeram as provas objetivas foram aprovados e estão classificados para a prova discursiva do CNU 2025.
O concurso oferece 3.652 vagas em 32 órgãos federais, organizadas em blocos temáticos para diferentes áreas de atuação, em uma seleção que recebeu cerca de 761 mil inscrições em todo o Brasil.
Além disso, dados divulgados por cursos preparatórios mostram que:
-
a maioria dos classificados é formada por mulheres,
-
há candidatos aprovados em todos os estados e no Distrito Federal,
-
todas as modalidades de cotas (negras, pessoas com deficiência, indígenas e quilombolas) contam com representantes na segunda fase.
Dessa forma, o CNU 2025 reforça o objetivo de democratizar o acesso aos concursos públicos, ampliando as oportunidades para candidatos de diferentes perfis e regiões do país.
Como consultar o resultado do CNU 2025
Os resultados definitivos das provas objetivas, bem como a classificação e os espelhos dos cartões-resposta, estão disponíveis na página do CNU 2 no site da FGV. Para acessar, o candidato precisa utilizar o login da plataforma Gov.br.
Passo a passo para consultar o resultado:
-
Acesse o portal do CNU 2 no site da
-
Clique em “Minhas Inscrições” e selecione o card referente ao CNU 2025.
-
Faça login com seu CPF e senha da conta Gov.br.
-
Clique em “Ver resultado” para visualizar:
-
notas da prova objetiva,
-
situação de aprovado ou não para a discursiva,
-
espelho do cartão-resposta.
-
Além disso, o candidato consegue conferir listas de classificação por cargo e modalidade de concorrência, o que ajuda a entender melhor a posição na disputa.
Próxima etapa: prova discursiva em 7 de dezembro
A prova discursiva do CNU 2025 está marcada para 7 de dezembro de 2025, para os candidatos aprovados na etapa objetiva e formalmente convocados em edital.
Segundo o cronograma oficial, divulgado pelo governo federal:
-
12/11 a 01/12/2025 – disponibilização do Cartão de Confirmação de Inscrição para a prova discursiva no portal da FGV;
-
07/12/2025 – aplicação da prova discursiva em todo o país;
-
23/01/2026 – divulgação da nota preliminar da prova discursiva e do espelho de correção;
-
26 e 27/01/2026 – prazo para pedidos de revisão das notas da discursiva;
-
18/02/2026 – divulgação do resultado definitivo da discursiva e dos pedidos de revisão;
-
20/02/2026 em diante – etapas de classificação final e confirmação de interesse nas vagas.
Enquanto isso, os candidatos devem ficar atentos aos editais de convocação para a prova discursiva, uma vez que o edital do CNU 2025 passou por novas retificações, com ajustes em cronograma e regras da etapa discursiva e de títulos.
Vagas, blocos temáticos e órgãos participantes
O CNU 2025 reúne vagas de níveis médio, técnico e superior em diferentes carreiras do serviço público federal, distribuídas em 9 blocos temáticos, que incluem áreas como:
-
Gestão e administração pública;
-
Políticas sociais, saúde e educação;
-
Infraestrutura, tecnologia e inovação;
-
Justiça, fiscalização e controle;
-
Meio ambiente, desenvolvimento regional e agrário, entre outras.
Além disso, as 3.652 vagas imediatas e listas de cadastro reserva estão distribuídas por órgãos de diferentes regiões do país, o que aumenta a possibilidade de lotação em diversos estados e no Distrito Federal.
Para quem está em busca de estabilidade, salários competitivos e carreira pública, o CNU se consolidou como uma das principais oportunidades de concursos para 2025.
O que esperar das próximas fases do CNU 2025
Depois da prova discursiva, o concurso ainda prevê:
-
avaliação de títulos (para cargos que exigem essa etapa),
-
procedimentos de heteroidentificação para candidatos negros,
-
processos específicos para indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência,
-
divulgação das listas de classificação para vagas imediatas e lista de espera.
O resultado definitivo do concurso e a relação de candidatos aptos à nomeação estão previstos para 30 de janeiro de 2026, marcando um passo importante na renovação do quadro de servidores públicos federais.
Dessa forma, o CNU 2025 se consolida como uma porta de entrada estratégica para milhares de profissionais que buscam emprego estável, remuneração atrativa e carreira de longo prazo no serviço público, em um cenário de forte disputa no mercado de trabalho.