Programa que oferece bolsas de estudo em MBA para lideranças negras de todo o país será lançado em evento gratuito

Iniciativa do Instituto Legado em parceria com a Impactability será lançada de forma híbrida na segunda-feira (13), às 15h, com apoio do Cubo Itaú
Unsplash

Na próxima segunda-feira (13), às 15h, acontecerá o lançamento do Programa de Formação de Lideranças Negras que Transformam, uma iniciativa de inclusão e diversidade do Instituto Legado de Empreendedorismo Social em parceria com a Impactability, plataforma de inovação aberta para ESG, que oferece bolsas no MBA em Empreendedorismo Social e Negócios de Impacto para que pessoas negras de todo o país desenvolvam novas habilidades para gerar impacto socioambiental.

Com inscrições gratuitas aqui o lançamento acontecerá de forma híbrida e irá ocorrer no contexto da Diversity ao Cubo, série de eventos independentes do Cubo Itaú, mais relevante hub de fomento ao empreendedorismo tecnológico da América Latina, direcionados à captação de investimento para mulheres e pessoas pretas que empreendem. No formato presencial, o evento ocorrerá no Cubo Itaú, Alameda Vicente Pinzon, 54 – Vila Olímpia, São Paulo. Paralelamente, será transmitido on-line via plataforma Google Meet.

O Programa de Formação de Lideranças Negras que Transformam oferece uma experiência completa, 440 horas de aulas e conteúdo de qualidade no MBA, mentorias e desafios práticos para que os participantes desenvolvam projetos de impacto em suas áreas de atuação. Uma das principais características deste programa é a parceria com empresas e investidores que desejam apoiar a formação de lideranças negras e fomentar a diversidade e a inclusão. Os patrocinadores têm a oportunidade de direcionar as bolsas para regiões ou projetos específicos, contribuindo para um impacto direto em suas comunidades.

As pessoas inscritas no lançamento poderão conhecer mais detalhes sobre o programa, ouvir depoimentos de bolsistas contemplados em edições anteriores e obter informações sobre como participarem uma das três modalidades: patrocinador, apoiador ou bolsista. A iniciativa, que visa não apenas à formação acadêmica, mas também ao desenvolvimento prático de projetos que tragam benefícios reais para a sociedade, já conta com o apoio de: Cubo ESG, Black Women Consultoria, Negras Plurais, Afroturismo Hub e Instituto DNA da Inovação

Impacto do programa

O programa teve início em 2020. Na primeira edição, 11 mulheres negras receberam bolsas de estudo com apoio de investidores. A segunda edição, lançada em janeiro de 2023, ofereceu 47 bolsas patrocinadas pela Legend Investimentos e demais investidores sociais individuais. Agora, o objetivo é ter mais empresas patrocinando a formação de lideranças negras para atingir a meta de 200 pessoas negras contempladas com bolsas de 100% e mais 200 com bolsas de 50%, para iniciarem a formação em março de 2024.

Vale destacar que para cada dez bolsas integrais patrocinadas por empresas, o Instituto Legado e a Impactability vão liberar a mesma quantidade de bolsas de 50% para beneficiar ainda mais lideranças.

“Esta será uma edição mais robusta, com mais relacionamentos e oportunidades de aprendizado. É uma chance única para pessoas de todo o Brasil se unirem e causarem mudanças e transformações positivas em suas comunidades. As empresas que patrocinam este programa têm a oportunidade de fazer a diferença e melhorar a inclusão e a diversidade em suas áreas de atuação”, afirma o cofundador da Impactability, Leonardo Tostes.

Quem já passou pelo programa, conta o impacto que ele teve em sua formação e visão empreendedora. “Ter um negócio de impacto é colocar o bem em prática e o que você pode fazer para aquela comunidade. Consigo ter uma visão muito melhor, até mesmo para apresentar nosso diferencial para investidores”, afirmou Ana Luisa Sena que se formou com bolsa recebida pelo programa e atua na startup TrazFavela.

“Minha visão em relação a negócios de impacto é outra, hoje vejo como um mercado muito promissor, que vem se estruturando cada vez mais, com processos iguais a qualquer outro segmento, mas com o diferencial de chegar na ponta de uma maneira mais intencional”, relatou a cofundadora da Noix Comunidade Empreendedora Angélica de Camargo, que se formou depois de receber uma bolsa financiada por investidor social.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *