Na última quarta-feira, foi publicado no Diário Oficial da União o edital com as regras para o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), que nomeará novos 6.640 servidores para 21 órgãos públicos. Após mudanças no cronograma, o “Enem dos concursos” também teve mais locais de prova adicionados e, neste ano, 217 cidades irão sediar o certame.
A partir disso, o Estratégia, grupo de aprendizagem em cursos online preparatórios para concursos públicos – responsável pela aprovação média de mais de 70% dos candidatos à carreira pública – reuniu as principais informações que os candidatos precisam ter para se prepararem para conquistar a vaga dos sonhos.
Cronograma Previsto
Segundo o cronograma anunciado pelo Ministério da Gestão:
- O edital foi publicado no dia 10 de janeiro de 2024;
- As inscrições para a prova devem ser feitas entre os dias 19/01 e 09/02/2024;
- A aplicação das provas está prevista para o mês de maio.
Cargos e vagas
No total, serão oferecidas 6.640 vagas, além de formação de cadastro reserva, para cargos de níveis médio, técnico e superior. Vale ressaltar que haverá vagas destinadas a candidatos cotistas, distribuídas da seguinte forma:
- 5% do total de vagas dos cargos em cada localidade para candidatos com deficiência;
- 20% do total de vagas dos cargos em cada localidade para candidatos negros;
- 30% do total de vagas dos cargos da FUNAI em cada localidade para candidatos de origem indígena.
Locais de prova
As provas deverão ser realizadas, simultaneamente, em 217 cidades, abrangendo todas as regiões do Brasil. Serão 41 municípios na região Norte, 61 municípios no Nordeste, 22 municípios na região Centro-Oeste, 67 municípios no Sudeste e 26 municípios na região Sul do país.
Para chegar a esse número, foram consideradas a densidade populacional, o raio de influência microrregional de cidades médias e grandes e as facilidades de acesso entre elas.
Etapas de prova
O “Enem dos concursos” será realizado em duas etapas, sendo a primeira dividida em quatro fases:
a) Primeira fase: provas objetivas e dissertativas, de caráter classificatório e eliminatório;
b) Segunda fase: perícia médica (avaliação biopsicossocial) dos candidatos que se declararem com deficiência, de caráter unicamente eliminatório;
c) Terceira fase: procedimento de verificação da condição declarada para concorrer às vagas reservadas aos candidatos negros, de caráter unicamente eliminatório;
d) Quarta fase: procedimento de confirmação da condição declarada para concorrer às vagas reservadas aos candidatos indígenas, de caráter unicamente eliminatório.
A segunda etapa será destinada à avaliação de títulos, de caráter classificatório.
Guia de estudos CNU
Com todas as informações anotadas, o próximo passo é organizar a rotina de estudos e se preparar para a prova que será realizada ainda no primeiro semestre deste ano. Para auxiliar nisso, os professores do Estratégia elaboraram um guia com conteúdos específicos para cada um dos oito blocos. Os cadernos de questões estão disponíveis no site e podem ser consultados gratuitamente.